Desenvolvimento Social

Introdução

A Área de Desenvolvimento Social – ADS é responsável pela execução de serviços e projetos voltados a proteção social dos indivíduos, estimulando a capacidade de “enfrentamento” das condições geradoras de exclusão social e visando a conquista de autonomia, resiliência, sustentabilidade e protagonismo.

As ações socioassistenciais atualmente desenvolvidas pela ACM/MG, está baseada na Política Nacional de Assistência Social, na Tipificação de Serviços Socioassistenciais, na Politica de Assistência Social das ACMs.

A ADS é composta pelos seguintes profissionais: uma Assistente Social (Coordenadora), uma Instrutora de Esportes, uma Psicóloga, uma estagiaria de Serviço Social e dois estagiários de Educação Física.

Ações Socioassistenciais

O SCFV é desenvolvido através do Programa Abrindo Caminhos Através do Esporte – PACE, que tem como premissa constituir um espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e de autonomia de 60 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, através de atividades sociais, pedagógicas, desportivas e recreativas, como forma de inclusão social. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, sociais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. A ACM/MG disponibiliza para crianças e adolescentes através do PACE: materiais esportivos e pedagógicos, uniformes, além de reforço alimentar. O PACE teve início em Dezembro de 2014, com atividades três vezes por semana nos dois turnos. As atividades são desenvolvidas nas Segundas, Quartas e Sextas-feiras de 08:00 as 11:30 no turno da manhã, e de 13:30 as 17:00 no turno da tarde.

As ações de Assessoramento visam prestar apoio técnico e financeiro ao Instituto de Apoio aos Portadores de Câncer do Santa Mônica, para o fortalecimento da entidade, de forma a contribuir para a continuidade da prestação de serviços e benefícios dirigidos ao público da política de assistência social, conforme Resolução CNAS nº 27/2011.

O atendimento psicossocial é desenvolvido através de ações ou serviços oferecidos individualmente e em grupos. Tem como principal objetivo atender o indivíduo em seus problemas imediatos, informando e viabilizando seu acesso aos recursos existentes na instituição e fora dela; esse programa abrange também ações de aconselhamento, informação e encaminhamentos.

O objetivo do “Tecendo Redes” é promover o fortalecimento da rede socioassistencial no intuito de potencializar a informação e os serviços. São realizadas visitas aos órgãos e Instituições que fazem parte da rede socioassistencial do Município para divulgar o trabalho realizado pela ACM MG, e formar possíveis parcerias.

Os equipamentos visitados são: Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Escolas públicas e privadas, Conselhos Tutelares, Centros de Saúde, demais Instituições do terceiro setor, entre outras.

Galeria de Fotos