Departamento Internacional

Introdução

step_up_logoO departamento internacional da ACM Minas Gerais é representado pelo Instituto Step Up, que consiste em uma organização sem fins lucrativos que acredita no desenvolvimento e formação de lideranças através do intercâmbio cultural, da educação internacional e do trabalho social e voluntário.

A Step Up é a única organização oficialmente vinculada à ACM/YMCA Minas Gerais e Brasil e a YMCA of the USA, responsável pelo treinamento e capacitação de participantes para seus programas de intercâmbio no exterior, realizados há mais de 30 anos no estado. 

Confira todo o trabalho do Instituto Step Up

Youth Exchange

youth_exchangeO YMCA Youth Exchange foi desenvolvido visando a formação de jovens líderes,  que assumam o papel de protagonistas em seu meio para modificá-lo, atingindo todo seu potencial. Em Minas Gerais, este é o programa oficial de intercâmbio da YMCA, criado em 1985.

 O programa consiste em levar jovens de 14 a 18 anos para viver uma experiência cultural única por 2 a 4 semanas, atuando como voluntários em acampamentos de verão de uma das mais respeitadas organizações sem fins lucrativos do mundo, aYMCA (Young Men Christian Association). 

O programa reúne a possibilidade de férias tradicionais, aliado à oportunidade de vivenciar a verdadeira cultura de países da língua inglesa, praticar o idioma e participar em atividades com o foco em trabalho em equipe, desenvolvimento de lideranças e voluntariado.

International Camp Counselor Program

O ICCP ou International Camp Counselor Program é o programa oficial da YMCA Minas Gerais criado em 1982 que seleciona e capacita jovens para atuarem como líderes de acampamento de verão nos EUA.

Há mais de 30 anos a ACM/YMCA Minas Gerais oferece um dos programas de formação de lideranças mais transformadores de Minas Gerais, enviando representantes da cultura brasileira para trabalhar junto a crianças e adultos durante o verão norte-americano em legítimos summer camps.

Os líderes de acampamento podem atuar realizando diversas atividades culturais, recreativas e esportivas como: oficinas de arte e música, escalada, hipismo, escotismo, arco e flecha, canoagem, e muitas outras, ao mesmo tempo em que são responsáveis pela segurança e satisfação dos acampantes.